3 de março de 2009

Presidente Lula inaugura ETE em Campinas

Na tarde de ontem (02/03), o presidente Lula esteve em Campinas para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto Capivari I. As obras foram realizadas graças à liberação de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O investimento total foi de R$ 60 milhões, dos quais R$ 46 milhões foram financiados pela Caixa Econômica Federal.
Esta estação de tratamento atenderá uma população de 60 mil habitantes da região Noroeste de Campinas e será responsável por elevar para cerca de 80% o índice de esgoto tratado na cidade.
Estiveram presentes no evento: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da Sanasa, Lauro Péricles Gonçalves, o ministro das Cidades Márcio Fortes, o atual prefeito de Campinas Dr. Hélio, o senador Aloísio Mercadante, a presidente da associação dos moradores do satélite Íris I, entre outros.
A grande questão abordada nos discursos do presidente da Sanasa, do presidente Lula, da ministra Dilma Rousseff e do prefeito de Campinas Hélio de Oliveira, foi a preservação do meio ambiente e a consquente melhoria na saúde populacional, especialmente quando se trata de mortalidade infantil.
O prefeito Hélio de Oliveira Santos, pediu também a liberação dos 109 milhões de reais que a prefeitura de Campinas aguarda para finalizar as obras das outras estações de tratamento que estão em andamento e que já tem o projeto pronto. E promete: “Virá muito mais que isso. Podem aguardar”, diz.
Com a finalização desta ETE, Campinas se aproxima da marca de se tornar a primeira cidade com mais de 500 mil habitantes há ter 100% de seu esgoto tratado. Meta esta estabelecida pelo atual prefeito durante a campanha política para a prefeitura de Campinas.
O presidente Lula retificou que os projetos já foram aprovados e a verba deve ser liberada logo. Segundo Lauro Péricles, presidente da Sanasa, estima-se que em até 2 anos todo o sistema de tratamento de esgoto esteja concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário